ALERTA – Caso notificado de febre Chikungunya em Lavras tem resultado negativo

O caso de febre Chikungunya notificado no município no mês de outubro teve resultado laboratorial sem detecção de vírus causador da doença. O Departamento de Vigilância Epidemiológica informou que a amostra de sangue foi enviada a Belo Horizonte e o resultado negativo já foi comunicado ao médico que realizou o atendimento.

Em outubro o Estado esteve em alerta devido ao aparecimento de novos casos suspeitos, sendo que um deles foi notificado aqui em Lavras. Por este motivo a Vigilância Epidemiológica desenvolveu uma série de ações para prevenir a doença, entre elas, uma capacitação para os agentes de endemias, com o objetivo de orientá-los sobre a doença e desenvolver ações de controle e prevenção.

O cronograma de atividades também envolveu a equipe dos hospitais, a Unidade Regional de Pronto Atendimento (URPA) e as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF’s). Os profissionais da saúde receberam informações sobre como identificar e notificar a doença.

A Chikungunya é transmitida por meio do mosquito aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue. Os sintomas são semelhantes aos da dengue, apesar de menos letais. A doença provoca dores fortes nas articulações, além de febre, mal-estar e dor de cabeça.

O combate é feito por meio do controle da proliferação do mosquito e para isso é preciso adotar algumas medidas: evitar água parada; verificar se a caixa d´água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas e eliminar pratos dos vasos de plantas.

ASCOM LAVRAS.

 

JP Móveis - (35) 3826-2905 Lavras

Compartilhe

Copyright © Guia BrasilNet - Guia BrasilNet trás Busca,Empresas,Serviços, Notícias, Humor, Dicas, Promoções, Oportunidades e Negócios de Minas Gerais