ATENÇÃO – Água ficará mais cara a partir de maio; aumento será anunciado em abril

hidrometro_agua_copasa_foto_jornal_de_lavrasNo próximo mês, em abril, mais precisamente no dia 10, a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (Arsae-MG) anunciará o reajuste anual da tarifa de água, pedido pela Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). O certo é que o valor do reajuste será bem acima do reajsute em 2014, que foi de 6,18%. O diretor geral da Arsae, Antonio Caram Filho, explicou que o cálculo para o reajuste tem como base índices da inflação dos últimos 12 meses.

Para complicar ainda mais a vida dos consumidores mineiros, a metodologia incluiu reajustes na tarifa de energia elétrica, que chegam a 40%. Para a definição do índice de reajuste, a agência aplica metodologia definida em 2011, que utiliza informações contábeis, gerenciais e de mercado da Copasa para apurar o efeito inflacionário nos diferentes tipos de custos do prestador.

Aumento puxa aumento, é o efeito dominó. Junto com esse aumento, que passa a valer em maio, virá ainda a sobretaxa da água, que está em fase de análise pela agência e assim que aprovada, possivelmente em abril, essa tarifação extra incidirá sobre a conta mais alta, também em maio. Esta sobretaxa, ainda em estudo, deverá ser aplicada para quem não economizar água, a Copasa quer reduzir o consumo da população em 30%. A ideia é não deixar que o consumidor ultrapasse a média de gasto dos últimos 12 meses.

A agência só definirá o valor da sobretarifa, após ser publicada no “Diário Oficial do Estado” a deliberação normativa aprovada esta semana, que garante ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) declarar formalmente o estado de escassez hídrica nos municípios que enfrentam forte situação de seca. O reajuste a ser divulgado em 10 de abril será publicado no “Diário Oficial do Estado” no dia seguinte, 11 de abril. No dia 13 de maio, o novo valor já passa a valer na conta de água.

jornaldelavras.

Compartilhe

Copyright © Guia BrasilNet - Guia BrasilNet trás Busca,Empresas,Serviços, Notícias, Humor, Dicas, Promoções, Oportunidades e Negócios de Minas Gerais