ÁVORE DE NATAL – Ventania derruba parte da árvore de Natal da Lagoa, no Rio

 

arvore-lagoa2

RIO — A oito dias de ser inaugurada, a árvore de Natal da Lagoa se partiu ao meio devido aos fortes ventos que atingiram a cidade, na madrugada desta sexta-feira. A estrutura está sendo montada desde setembro, próximo ao Parque dos Patins. Em nota, a Backstage, empresa responsável pela montagem da árvore, informou que houve muitos danos na estrutura e que, por isso, a inauguração prevista para o dia 28 de novembro teve que ser adiada. Ainda não foi divulgada a nova data. A empresa reforçou que os shows e a queima de fogos também foram adiados.

Até o final desta manhã, uma equipe de engenheiros contratados avaliava a extensão desses danos para que sejam tomadas as devidas providências, a fim de repará-la o mais breve possível. Eles recolheram algumas peças da água, entre elas a estrela que ficava no topo da árvore. Os técnicos fotografaram o local e recolheram parte da estrutura que ficou no entorno.
Uma equipe de engenheiros contratados avaliava a extensão dos danos; inauguração foi adiada – Gabriel de Paiva / Agência O Globo
Um dos pescadores da colônia localizada ao lado da árvore, Paulo Marins, de 62 anos, nascido e criado na região, presenciou a queda de parte da estrutura.

— Eu estava dentro da casinha e começou a ventar bastante. Saí para ver porque achei que o telhado estava sendo arrancado com o vento, mas era o barulho do ferro contorcendo. Foram duas rajadas de vento que fizeram este estrago. Assisti a tudo em câmera lenta. A primeira rajada de vento só entortou a estrutura superior.Ela tombou, chegou a ficar balançando, mas não caiu. Aí veio uma segunda rajada de vento e derrubou — revelou.

Um outro pescador confirmou essa versão.

— Na primeira rajada de vento, a gente ainda brincou: “essa árvore vai voar”. Na segunda, a parte de cima quebrou e caiu em câmera lenta. Por sorte, não havia ninguém trabalhando nela, senão poderia ter machucado alguém — disse.

Diversos turistas e moradores que passam pela Lagoa de bicicleta ou praticando exercicios param pararam para tirar fotos da estrutura comprometida e lamentaram os estragos a pouco mais de uma semana da inauguração.
Veja o protótipo da árvore da Lagoa e como ela ficou após a ventania – Reprodução
— Passo aqui todo dia de bicicleta. Há cerca de um mês e meio, estava quase pronta, uma pena, tomara que consigam consertar a tempo — disse Gustavo Silveira, técnico de enfermagem.

arvore-lagoa

A empresária Mariah Fleuters ficou frustrada com a notícia do adiamento. Ela havia contratado um serviço de buffet para o dia 28. Moradora da Lagoa, ela convidou 45 amigos para assistirem a queima de fogos da sua cobertura.

— Como vou avisar para as pessoas? Tem gente vindo de Porto Alegre e Florianópolis. As passagens já foram compradas e eles estavam vindo pela primeira vez para ver a árvore. Paguei cerca de R$ 15 mil pelo serviço. Estou muito decepcionada — disse.

PUBLICIDADE

A manobra para transportar a árvore até o meio da lagoa estava marcada para as 5h, e o incidente ocorreu pouco antes, às 4h40m. A inauguração estava programada para acontecer no dia 28 de novembro, a partir das 20h, no Parque do Cantagalo.

A Árvore de Natal da Lagoa, que é patrocinada pela Bradesco Seguros, é considerada a maior árvore de Natal flutuante do mundo, com 85 metros de altura, segundo o Guinness Book of Records.

VENTOS DE 59 km/h

A frente fria que chegou na cidade trouxe ventos fortes e chuvas isoladas no Rio, durante a madrugada. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), houve registro de vento forte com rajadas de 59 km/h na estação de Marambaia, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio, e de intensidade moderada em Copacabana (31km/h).

O GLOBO.

Compartilhe

Copyright © Guia BrasilNet - Guia BrasilNet trás Busca,Empresas,Serviços, Notícias, Humor, Dicas, Promoções, Oportunidades e Negócios de Minas Gerais