Lavras sedia curso de capacitação para Conselhos Tutelares

CT 01

Foi realizada na quarta-feira (15/10), no auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), o Curso Semipresencial Teoria e Prática do Conselho Tutelar da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDESE), por meio da Assessoria de Desenvolvimento Econômico.

O evento teve como objetivo promover uma capacitação para Conselheiros Tutelares e Conselheiros Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, para que possam exercer as funções exigidas pelo Conselho Tutelar e também conhecer o funcionamento do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). Foram esclarecidos os papéis no atendimento à criança e ao adolescente e transmitidas orientações gerais pertinentes à rotina dos conselhos.

 

A programação começou às 8h30, com o nivelamento de conhecimento, seguido de debates com os seguintes temas: a doutrina da proteção integral; Conselho Tutelar e proteção integral; o modelo organizacional do Conselho Tutelar; atribuições do Conselho Tutelar; como agir na busca de soluções adequadas; instrumentos necessários para as ações do Conselho Tutelar e o Conselheiro de Direito e atribuições.

 

Às 11h o tema abordado foi o Sistema de Garantia de Direitos e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

 

À tarde, de 13h às 13h30, foi realizada a discussão do fluxo de encaminhamento de casos entre os atores do SGD. E de 13h30 às 16h45 foi formada uma mesa para discutir o papel dos atores no SGD, oficina de caso, e o Sistema de Informações para Infância e Adolescência (SIPIA), seguido do encerramento.

Compartilhe

Copyright © Guia BrasilNet - Guia BrasilNet trás Busca,Empresas,Serviços, Notícias, Humor, Dicas, Promoções, Oportunidades e Negócios de Minas Gerais