Outubro Rosa: usuários do Metrô-DF doam cabelos para produção de perucas

Salão do DF faz ação de corte e doação de cabelo . (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Salão do DF faz ação de corte e doação de cabelo . (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Uma estação do Metrô do Distrito Federal foi palco segunda-feira (19) de um ato de solidariedade. Um salão de beleza montado especialmente para a ação incentivou passageiros a doarem mechas de cabelo para transformá-las em perucas, que serão usadas por pacientes com câncer de mama.

Com apenas 11 anos, Atílio Alves saiu de casa, a mais de 25 quilômetros do local, só para doar. Há dois anos, ele deixou o cabelo crescer. “Quando vi na televisão um homem raspando o cabelo para doar para pessoas com câncer, disse para a minha avó que iria fazer o mesmo.”

Atílio doou cerca de 40 centímetros de cabelo. A avó da criança, Enodina da Silva, que também doou, informou que o menino cuidava do cabelo com carinho sempre com a ideia de doar. “Agora, ele vai deixar as mechas crescerem novamente, para doar outra vez”, afirmou.

Os cabelos serão doados para Rede Feminina de Combate ao Câncer. Em Brasília, a organização produz perucas e distribui gratuitamente para mulheres com câncer e que perderam os cabelos.

“A mulher que perde o cabelo fica abatida, triste. Quando recebe uma peruca, ainda mais feita de cabelo de verdade, ela fica mais feliz e tem a autoestima resgatada. Para quem passa por isso, é muito importante a doação”, afirmou a voluntária da Rede Darci Ribeiro Castro.

A professora Viviane Albuquerque voltava para casa e resolveu parar para doar. “Não custa nada e ajuda demais. Quem é mulher sabe a diferença que faz para a autoestima um ato como esse. E eu ainda fico mais bonita”.

A ação começou hoje na Estação Central, na Rodoviária do Plano Piloto (região central de Brasília), continua hoje (20) e nos dias 26 e 27, das 17h às 19h.

Homens e mulheres podem doar. A única regra é que a parte do cabelo a ser doada tenha extensão mínima de 20 centímetros. Cabelos pintados ou com qualquer outro tipo de química também podem ser doados.

agência Brasil.

Compartilhe

Copyright © Guia BrasilNet - Guia BrasilNet trás Busca,Empresas,Serviços, Notícias, Humor, Dicas, Promoções, Oportunidades e Negócios de Minas Gerais