REGIÃO – Gás radônio que pode provocar cancêr, foi dectado em Poços de Caldas

pocos de caldas -mixnarede - lavrasPesquisadores de vários países estão reunidos nesta semana em Poços de Caldas (MG) para discutir os efeitos do radônio na saúde humana no 2º seminário sobre o tema. O radônio é um gás nobre usado no tratamento de câncer. Porém, a presença desse gás na atmosfera em grande volume pode causar danos ao ser humano. Uma pesquisa apontou uma concentração do gás acima do normal em alguns pontos de Poços de Caldas.

O seminário, que acontece na sede da Comissão Nacional de Energia Nuclear em Poços de Caldas, é organizado pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica. O objetivo é discutir a exposição ao gás radônio, visando políticas que minimizem os efeitos sobre a saúde.

Na pesquisa realizada em Poços de Caldas, ao todo 342 casas foram analisadas durante um ano. Em 15% delas, foi constatado um volume muito acima do esperado do gás radônio. Segundo especialistas, o elemento radioativo é o segundo maior causador de câncer de pulmão.

Segundo o presidente da comissão, Nivaldo Carlos da Silva, manter o ambiente ventilado é a melhor maneira de se proteger contra os efeitos do gás.

“A melhor recomendação é manter os ambientes ventilados. Quanto mais ventilado melhor, já que o radônio vem do solo e se acumula dentro das residências”, diz Silva.

eptv.

 

Loja Alvorada - (35) 3822-3130

Compartilhe

Copyright © Guia BrasilNet - Guia BrasilNet trás Busca,Empresas,Serviços, Notícias, Humor, Dicas, Promoções, Oportunidades e Negócios de Minas Gerais