REGIÃO – Hospital em Alfenas passa a oferecer ‘teste do coraçãozinho’ de graça

teste-coracaozinho-minas-mixnarede-lavrasO Hospital Alzira Velano, em Alfenas (MG), passa a oferecer de graça a oximetria de pulso, mais conhecida como “teste do coraçãozinho”. Desde junho deste ano, o Ministério da Saúde determinou que todas as maternidades da rede pública de saúde devem realizar o teste como parte da triagem neonatal pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medição deve ser feita entre 24 e 48 horas depois do nascimento do bebê.

Ao nascer o bebê passa por uma triagem neonatal, onde são feitos os testes do pezinho, do olhinho e da orelhinha. A oximetria de pulso identifica doenças do coração. “Ele foi ‘desenhado’ para identificar cardiopatias graves e que tem um potencial mórbido muito grande, entre elas doenças que misturam o sangue dentro ou fora do coração, como transposição das grandes artérias, o estreitamento de artérias importantes que enviam fluxo de sangue ou pro coração, ou pulmão ou pro corpo, doenças que estão no foco do teste”, explica o médico especializado em cardiopediatria, Rodrigo Liberato.

Entre os anos de 2002 e 2012, mais de 15 mil crianças com menos de 2 anos morreram vítimas de doenças do coração, de acordo com dados do Departamento de Informática do SUS, o Datasus. Por isso, é importante fazer o “teste do coraçãozinho” em até 48 horas depois do nascimento do bebê.

Dois a cada mil recém-nascidos apresentam doenças cardíacas graves, e quase metade dessas crianças só terá o problema diagnosticado depois de apresentar sintomas como respiração ofegante e braços ou pernas roxos.

Na região
Além de Alfenas, entre as quatro maiores cidades do Sul de Minas, o serviço já é oferecido de graça na rede pública de saúde de Poços de Caldas (MG), no hospital da Santa Casa. Em Passos(MG), o teste já é feito na maternidade da Santa Casa e em Pouso Alegre (MG), o exame também é realizado no Hospital Samuel Libânio.

Em Varginha (MG), a Secretaria de Saúde informou que ainda não tem previsão para começar a fazer o exame, mas nesta sexta-feira (11) haverá uma reunião pra saber quais equipamentos são necessários pra isso.

eptv.

 

Drogaria Teixeira - (35) 3821-6577/3821-8710/3821-6233

Compartilhe

Copyright © Guia BrasilNet - Guia BrasilNet trás Busca,Empresas,Serviços, Notícias, Humor, Dicas, Promoções, Oportunidades e Negócios de Minas Gerais