REGIÃO – Internauta cria página em rede social para divulgar roubos em Poços, MG

furtos_pocos_mixnarede_lavrasA Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais divulgou números que mostram que os furtos e roubos aumentaram em quase 80% nos quatro primeiros meses deste ano em comparação com 2013 em Poços de Caldas (MG). São tantos casos que uma rede social foi criada para divulgar os roubos e furtos que acontecem na cidade, e assim, os internautas podem ajudar a localizar veículos e objetos furtados.

Segundo a Secretaria de Defesa Social, de janeiro a abril foram registradas 135 ocorrências de furtos e roubos na cidade. No mesmo período do ano passado, foram 76 ocorrências. Conforme a Polícia Militar, um dos fatores que contribuem para o índice é a impunidade, já que muitas vezes os crimes são praticados por menores.

“Uma característica comum nos roubos na cidade é a participação frequente de menores, com infelizmente uma reincidência muito grande. E nós temos essa carência, em Poços de Caldas e região, de um centro de educação para internar esses menores. Há essa dificuldade dos órgãos policiais hoje”, afirma o capitão da Polícia Militar, Luiz Guilherme de Oliveira.

Um comerciante que não quis se identificar disse que já teve o estabelecimento furtado três vezes. Para ele, o mais complicado é trabalhar com tanta insegurança. “A gente não trabalha tranquilo. Vem a polícia, faz o trabalho dela, mas não te dá uma segurança de que não vai ocorrer mais”, desabafa.

Ao perceber os altos índices de violência na cidade, Tiago Rodrigo Martins teve a ideia de criar uma página de ajuda às vítimas de furtos em uma rede social. Intitulada “Furtos em Poços de Caldas”, há um mês e meio no ar a página já tem mais de 500 curtidas. “A ideia surgiu a partir do momento que eu notei que muitos amigos meus tiveram muitas motos roubadas e furtadas. Então a gente se mobilizou pra tentar encontrar essas motos e carros roubados”, conta.

Nela, são divulgadas fotos principalmente de motocicletas e carros roubados em Poços de Caldas, mas também de outros furtos que acontecem na cidade. Segundo ele, graças à divulgação na página, três motos e um carro já foram recuperados. “A tecnologia hoje deve ser utilizada para o bem, então divulgando na página essa informação corre mais rápido e as pessoas podem denunciar.”

Para a polícia, essa participação dos moradores é fundamental. “O número de policiais hoje em Poços de Caldas, nós gostaríamos que tivessem mais, mas é o suficiente para a gente fazer um policiamento padrão. Nós temos buscado uma parceria maior com a população, para que as pessoas também participem mais da segurança pública”, finaliza o capitão da PM.

eptv.

Auto Placas Lavras - (35) 3822-5664

Compartilhe

Copyright © Guia BrasilNet - Guia BrasilNet trás Busca,Empresas,Serviços, Notícias, Humor, Dicas, Promoções, Oportunidades e Negócios de Minas Gerais