Situação GRAVE : Lavras vai ficar sem água se população não colaborar

rio_grande_seca_foto_jornal_de_lavrasA situação com a falta de água em Lavras é tão dramática que até o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) teve que ser envolvido. Como nesta época que antecede as eleições, qualquer publicação do governo é proibida para não caracterizar propaganda política e até mesmo as viaturas da Polícia Militar tiveram os triângulos estilizados, símbolo do Governo de Minas, arrancados, a falta de água em Lavras fez com que o TRE avaliasse a situação e liberasse uma publicação nos jornais da cidade que estão circulando neste sábado, dia 20.

A situação é muito séria, ela não é percebida pelos moradores da cidade, que quando querem lavar um prato ou um copo, simplesmente abrem a torneira e a água cai. Porém, esta situação poderá mudar se não chover nos próximos dias.

Lavras tem três mananciais de onde são captadas as águas que abastecem a cidade: ribeirão da Água Limpa, ribeirão Santa Cruz e a do rio Grande, onde existe mais abundância de água, pelo menos existia.

A água é bombeada por máquinas sugadoras que ficam sobre uma balsa no meio do rio. A água é captada pelas bombas e sai do rio através de três canos sintéticos flexíveis. No meio dos canos existem flutuadores confeccionados com tambores, isso para manter os canos flutuando na água.

A situação da principal estação de captação de água de Lavras, no rio Grande, é muito assustadora. Com o nível da água caindo, a balsa foi descendo e agora já está no fundo, presa num pequeno canal, não tem mais como ela descer. Se o nível do rio continuar a diminuir, vai faltar água na cidade.

A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerias), monitora diuturnamente o nível do rio e faz manobras para poder garantir o abastecimento de água para os lavrenses. Na empresa já existe um “racionamento de água velado”. Técnicos da empresa se desdobram para garantir o abastecimento, porém, o limite da garantia já está findando.

Além de trabalhar durante o dia e à noite, técnicos, direção e servidores da Copasa fazem de tudo para poder conscientizar a população sobre o desperdício. Se os moradores de Lavras não economizarem água, vamos ter problemas sérios nos próximos dias.

 

jornaldelavras.

 

Antenas Claret - (35) 3821-6625

Compartilhe

Copyright © Guia BrasilNet - Guia BrasilNet trás Busca,Empresas,Serviços, Notícias, Humor, Dicas, Promoções, Oportunidades e Negócios de Minas Gerais